Pilates
O Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates em 1920, onde se prioriza a execução dos exercícios com o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.
Histórico
Joseph Pilates nasceu na Alemanha, em 1880. Quando criança, sofria de asma, raquitismo e febre reumática, o que levou a tornar-se um competente ginasta, esquiador e mergulhador em busca de superar essas deficiências. Foi durante a Primeira Guerra Mundial que Pilates desenvolveu sua técnica de condicionamento físico chamada por ele de Contrologia. Nessa época, trabalhando em um hospital com pacientes incapazes de caminhar, ele anexou molas nas camas do hospital para ajudar a apoiar os membros dos doentes, levando ao desenvolvimento do aparelho conhecido como “cadillac”, utilizado até hoje. No início dos anos 20, Pilates inaugurou um estúdio de condicionamento físico em Nova York, Estados Unidos, de onde difundiu a sua técnica, principalmente entre a comunidade de dança, com foco na reabilitação de lesões e no fortalecimento muscular. No Brasil, o método chegou apenas nos anos 90, na Bahia, sob a iniciativa de Alice Becker, a primeira brasileira a se certificar para instrução de Pilates.
Todos os exercícios para Joseph Pilates eram baseados em fortalecimento muscular com alongamento, por isso ele já dizia na época: “se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho; porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem”.
Benefícios:
- Aumenta a resistência física e mental;
- Correção postural;
- Aumento da flexibilidade, alongamento, tônus e força muscular;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
- Melhora da concentração e da coordenação motora;
- Trabalha a respiração e promove relaxamento.
O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo, do atleta ao sedentário, do idoso ao adolescente, grávidas, crianças, pessoas saudáveis ou pessoas em reabilitação. É realizada uma avaliação postural prévia para direcionar a aula de Pilates baseando-se na necessidade do paciente.
Experimente!